Termômetro de mercado
12/06/2017

Produção de leite começa a reagir

Dados do MilkPoint Radar indicam que a produção de leite começa a reagir nas diferentes bacias leiteiras brasileiras, apesar de, em muitas delas (como nos estados produtores do Sudeste e do Centro Oeste), estarmos ainda entrando em plena entressafra da produção.

Como pode-se observar no gráfico 1, que mostra a variação dos volumes de leite dos mesmos produtores no mês de abril em relação aos volumes do mês de março, a produção já cresce de forma generalizada nos principais estados produtores do país, numa tendência oposta à aferição histórica do IBGE, que indica, para o mês de abril, queda de 3,4% na produção do país em relação ao mês de março.

Gráfico 1. Variação do volume de produção de leite – Abril/2017 s. Março/2017

Fonte: MilkPoint Radar e IBGE

Estes dados são confirmados pela observação do Índice de Captação (ICAP-L) divulgado pelo Cepea. Este índice, para o mês de abril de 2017, é cerca de 6,4% mais elevado do que abril de 2016 e mostra, no acumulado janeiro a abril de 2017 vs. 2016, crescimento de quase 2% nos volumes.

Para o produtor de leite, estas informações e perspectivas são importantes para o refinamento do planejamento de sua atividade, alinhamento de expectativas e controle gerencial dos seus resultados; mais volume produzido num mercado ainda sem perspectivas mais efetivas de reação da demanda tende a gerar impactos nos preços de mercado, o que pode impactar o seu negócio de produção de leite!