Termômetro de mercado
01/08/2017

O que acontece com o mercado?

Os preços pagos aos produtores de leite começaram trajetória de baixa no mês passado, movimentação observada novamente aqui pelo MilkPoint Radar (ainda com os dados preliminares de preços pelo leite de junho) agora no pagamento de julho.

Mas, o que está acontecendo com o mercado, que apresenta quedas de preços ao produtor em plena entressafra da produção de leite?

Entre os motivos, podemos mencionar alguns fatores mais relevantes:

• Queda no consumo de lácteos: em relação ao ano passado, os volumes de vendas de derivados lácteos estão em queda, em função da ainda debilitada situação da nossa economia. Esta situação impacta diretamente nos preços pagos ao longo da cadeia produtiva (por exemplo, o gráfico 1 mostra os preços do leite UHT ao consumidor na cidade de São Paulo, indicando o pico de preços atingido em 2016 e a curva de 2017, quando será pouco provável atingir valores semelhantes aos do ano assado):

Gráfico 1. Preços do leite UHT no varejo da cidade de São Paulo


Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado, com base em dados do IEA e da FIPE

• Produção de leite: seja pelos preços (ainda elevados) pagos pelo leite ao produtor ou pelas cotações do milho e do complexo soja, o fato é que, neste ano, temos mais produção de leite do que no ano passado – estima-se aumento próximo a 5% em relação a 2016 para os volumes acumulados entre janeiro e junho.

Mais produção com menor demanda resulta, no equilíbrio econômico, em tendência de baixa de preços. Como o leite funciona com um grande atraso no fluxo das informações ao longo da cadeia (basta dizer que a informação dos preços pelo leite fornecido em junho está chegando agora, 1 mês depois, ao conhecimento do produtor), manter-se informado periodicamente sobre as tendências de mercado é parte relevante do sucesso do seu negócio.