Termômetro de mercado
14/09/2017

E a coisa piorou bastante...

O ano vinha bem, mas mostrou uma forte “guinada” para baixo na rentabilidade da atividade de produção de leite. Monitorando mensalmente o indicador Receita Menos Custo da Ração (RMCR), fortemente relacionado com a margem de lucratividade da produção de leite, verificamos esta alteração de tendência já no mês de julho e reforçada no mês de agosto. O gráfico 1 mostra a evolução do indicador.

Gráfico 1. Evolução do indicador RMCR (Receita Menos Custo da Ração) (*)

Fonte: MilkPoint Mercado
(*) – dados deflacionados pelo IGP-DI

Algumas percepções importantes sobre os dados. No acumulado ano (média janeiro a agosto), o RMCR ainda é melhor em 2017 do que em 2016 (variação positiva de 13%). Mas, apesar dos ainda bons preços de soja e milho (para compradores), há clara diferença entre os dois semestres deste ano. No primeiro semestre, o RMCR médio de 2017 foi cerca de 25% melhor do que em 2016. Em julho, 2017 já se mostrou 2% pior do que 2016, e em agosto esta diferença foi para -23%.

Esta queda na rentabilidade tende a reduzir a velocidade de crescimento da produção nacional e começar a ajudar no equilíbrio do balanço de oferta e demanda do mercado. No entanto, a tendência é de que a situação ainda perdure por alguns meses – apesar destas quedas de preços e rentabilidade do produtor de leite, este balanço Oferta & Demanda ainda está tendendo bastante para uma maior oferta. Gestão detalhada do seu negócio e informações atualizadas de mercado são imprescindíveis neste momento!