Termômetro de mercado
28/09/2017

Atenção: prazos de pagamento mudam em alguns laticínios

Nas últimas semanas, alguns laticínios estão comunicando produtores a respeito da extensão do prazo de pagamento de seus produtores. As novas datas e metodologias de pagamento variam caso a caso, mas o motivo relatado por essas empresas para justificar a mudança é o mesmo: a forte crise econômica, vivida pelo Brasil e seu impacto na cadeia láctea. Em um dos casos, a mudança é 7 dias; em outro, o leite entregue em um mês, será pago no dia 02 do mês após o seguinte (ex: leite entregue em agosto será pago em 2 de outubro).

Segundo as empresas, a mudança no prazo de pagamento se fez necessária devido à forte pressão sofrida pelos laticínios por parte do setor varejista, que vem alongando o prazo de pagamento de seus fornecedores (como prática padrão) e, com isso, colocando pressão sobre o fluxo de caixa dos laticínios. 

O impacto dessas mudanças será relevante, trazendo mais uma dificuldade aos produtores de leite, já que seus fornecedores de insumos (rações, medicamentos, etc) não prolongarão seus prazos de recebimento na venda aos produtores de leite.

Pensando nisso, o MilkPoint realizará um levantamento junto ao setor industrial para entender a extensão desse movimento, e conversar com as empresas que já fizeram esta alteração para esclarecer esta ação e trazer mais informações aos produtores.

Por isso, queremos ouvir o que vocês, produtores, têm ouvido sobre o tema e como estão reagindo a essas alterações. O laticínio para o qual vende seu leite também alterou o prazo de pagamento do leite? Conte-nos o que vem acontecendo em sua região! Envie seu comentário e seus dados para o e-mail radar@milkpoint.com.br ou nos envie uma mensagem de whatsapp pelo número (19) 99721-4296.