Termômetro de mercado
01/08/2016

UHT acumula queda no atacado em julho!

O derivado lácteo que mais "puxou" o preço do leite em 20016 "engatou" uma sequência de sucessivas quedas semanais de preços no atacado (preços de venda da indústria para o distribuidor/supermercado).

Como mostra o gráfico 01, segundo o levantamento semanal de preços realizado pela equipe do MilkPoint Mercado, o produto acumulou, no mês de julho, R$ 52 Centavos/litro de queda (algo como 13,5% de redução nas cotações), R$ 30 Centavos somente na última semana do mês.

Gráfico 01. Preços do leite UHT no atacado - base cidade de São Paulo (*)

A transmissão deste movimento de preços já pode ser verificada nos valores do leite spot negociados na segunda quinzena de julho e a expectativa é de que o spot siga caindo nas negociações para a primeira quinzena de agosto. Se para o leite ao produtor de julho (pagamento em agosto) é difícil que se observem quedas no valores pagos (segundo informações do mercado, já foram feitos muitos compromissos de preços pelas empresas), é quase certo que para o leite fornecido em agosto (a ser pago em setembro) este ajuste (queda) aconteça.