Termômetro de mercado
09/01/2018

Cenário de estabilidade nos preços pagos em dezembro

Os dados consolidados do MilkPoint Radar, referentes ao leite pago em Dezembro (e fornecido em Novembro), estão disponíveis para todos os participantes.

Neste mês, pudemos observar um cenário de estabilidade nos valores recebidos pelos produtores. O indicador médio fechou em R$ 1,106/litro, menos de 1 centavo mais alto do que no último mês. Vale a pena ressaltar que apesar de pequeno, este é o primeiro relato de aumento nos preços recebidos pelos produtores desde Junho de 2017. Confira a evolução dos preços recebidos pelos produtores no gráfico 1 abaixo:

Gráfico 1: Evolução dos indicadores de preços líquidos do MilkPoint Radar (2017)

Fonte: MilkPoint Radar

A oferta deste mês, mostrou-se abaixo da média histórica do IBGE (entre 1997 a 2016), fechando o mês com uma produção 0,6% menor em novembro. Esta pequena variação foi a realidade também dos principais estados produtores de leite, com quedas um pouco mais significativas na produção de Goiás e São Paulo (gráfico 2).

Gráfico 2: Variação média na produção – IBGE* vs Cepea vs MilkPoint Radar (média Brasil).

Fonte: MilkPoint Radar
*Dados do IBGE equivalentes à média histórica para o período, de 1997 a 2016

Com relação à qualidade, considerando apenas os produtores que participaram nos dois últimos meses, pudemos observar um pequeno aumento no teor de gordura, com média de 3,73%, enquanto a proteína seguiu estável, em 3,24%. O CCS e o CBT apresentaram aumento relevante no mês, fechando em 424 mil/ml e 163 mil UFC/ml.

Ainda não conferiu o relatório completo? Clique aqui e acesse!