Termômetro de mercado
06/02/2018

Relatório Simplificado: Preços recuam 3 centavos em Janeiro

Os dados consolidados do MilkPoint Radar, referentes ao leite pago em Janeiro (e fornecido em Dezembro), estão disponíveis para todos os participantes.

Neste mês, pudemos observar uma queda nos valores recebidos pelos produtores. O indicador, em sua média simples (ou seja, sem considerar o volume dos produtores) fechou em R$ 1,08/litro, 3 centavos abaixo do divulgado no último mês (observe a evolução no gráfico 1).

Gráfico 1: Evolução dos indicadores de preços líquidos do MilkPoint Radar (2017/2018)

Fonte: MilkPoint Radar


Esta nova queda nos preços recebidos pelos produtores foi sentida pela maioria de nossa base: cerca de 64% dos produtores reportaram quedas nos preços, enquanto 25% reportaram altas e 11% estabilidade.

Apesar da nova queda nos preços, algumas notícias são positivas. Há indícios mais fortes de uma recuperação na demanda final por leite UHT, cujos preços já acumulam 19 centavos de alta em 2018. Os preços do leite spot também seguem em alta em 2018, com 22 centavos de aumento em relação à última negociação de dezembro de 2017.

Outro fator que vem contribuindo para estes indicadores é a produção de leite, que segue caindo. A oferta deste mês, mostrou-se bem abaixo da média histórica do IBGE (entre 1997 a 2016), fechando o mês com uma produção 3,8% menor em dezembro.

Gráfico 2: Variação média na produção – IBGE* vs Cepea vs MilkPoint Radar (média Brasil).

Fonte: MilkPoint Radar
*Dados do IBGE equivalentes à média histórica para o período, de 1997 a 2016

Quer saber como ficaram os preços em cada faixa de produção e ter acesso a outras informações relevantes?

Clique aqui, para ter acesso ao relatório completo!