Termômetro de mercado
12/02/2018

Paraná: preços estáveis em Janeiro

A média simples de preço do MilkPoint Radar para o estado do Paraná manteve-se estável no pagamento do mês de janeiro (leite fornecido em dezembro/2017), fechando a R$ 1,09/litro, cenário um pouco melhor do que a média nacional, que apontou queda de 3 centavos no mês de janeiro (em comparação com o pagamento de dezembro) e teve média reportada de R$ 1,08/litro

Durante o mês de janeiro pudemos ver que a variação dos preços não seguiu a mesma tendência entre as faixas de produção. As variações de preços vão de +2 centavos (produtores de 3.000 a 6.000 litros/dia) até -2 centavos (produtores de 250 a 500 litros/dia e de 1.000 a 3.000 litros/dia). Observe os preços por faixa de volume de produção diária no gráfico 1.

Gráfico 1. Preços líquidos por faixa de produção no Paraná (leite pago janeiro).

Fonte: MilkPoint Radar

Entre os produtores participantes do Paraná, que inseriram os dados tanto em dezembro quanto em janeiro, cerca de 47% da base apontou quedas nos preços, enquanto 20% declarou estabilidade e 33% relatou aumentos.

Quanto à oferta, os dados apontam queda na produção de leite: os produtores do Paraná que inseriram dados nos dois últimos dois meses apresentaram uma queda no volume diário médio de –2,7% entre novembro e dezembro. Essa variação se mostra acima da média nacional do MilkPoint Radar, que mostrou redução para -3,8%, e bem abaixo da média histórica do IBGE (de 1997 a 2016), que é de +0,1% para este período do ano no Paraná.

Os dados de qualidade, considerando apenas os produtores que participaram nos dois últimos meses, apontam pequenas quedas nos teores de proteína e gordura, fechando em 3,73% e 3,26%, respectivamente. Já os dados de CCS e CBT apresentaram aumentos mais significativos no último mês, com médias de 322 mil células/ml e 250 mil UFC/ml respectivamente. Acompanhe a evolução dos indicadores gerais do estado na tabela abaixo:

Tabela 1. Indicadores de qualidade do Paraná – Pagamento de Janeiro (fornecimento de dezembro).

Fonte: MilkPoint Radar
* Dados referentes aos produtores que participaram nos dois últimos meses