Termômetro de mercado
23/04/2018

Manifesto MilkPoint Radar

Marcelo Pereira de Carvalho
CEO AgriPoint

Em agosto de 2016, lançamos um aplicativo com o objetivo de gerar informações alimentadas pelos produtores de leite, para os produtores de leite. Mensalmente, o produtor colocava dados sobre volume de leite produzido, para quem vendeu, sua região, e os parâmetros de qualidade do leite vendido. A partir daí, tinha gratuitamente acesso a dados comparativos que, de outra maneira, não teria: como os preços estão flutuando efetivamente em sua região? Como essa dinâmica se compara com a de outras regiões? Produtores com volume e qualidade semelhantes, em sua região, estão obtendo qual preço? Que regiões estão tendo mudanças significativas nos rumos do mercado em determinado momento? Como a oferta está variando?

Os dados que obtivemos nesses meses de operação se mostraram totalmente alinhados aos do Cepea, por exemplo, que é criado a partir das informações das indústrias e cooperativas de lácteos. O gráfico abaixo mostra as curvas dos preços líquidos do Cepea e do MilkPoint Radar. Fica evidente que as curvas são semelhantes em flutuação, ficando a diferença em função do volume médio por produtor: como o Radar tem um produtor médio com mais de 1.800 litros/dia, bem acima da média nacional, e considerando os preços diferenciados por volume de leite que são praticados no Brasil, fica claro porque os preços médios do Radar indicam valores mais altos do que os do Cepea. Se pegarmos a faixa de preços dos produtores entre 250 e 500 litros de leite, que seria aproximadamente a média das empresas que informam os preços para o Cepea, as curvas seriam praticamente iguais. Ou seja, os dados são confiáveis e retratam o que ocorre no mercado.



Além desse benefício direto ao produtor participante, o Radar trouxe informações gerais para a cadeia, como por exemplo os preços líquidos por faixa de volume de leite:



Apesar de todos no mercado saberem que há grande diferenciação de preços por volume, é incrível que, até o advento do Radar, ninguém havia quantificado essas diferenças!

Também, o Radar permitiu quantificar em tempo real a % de produtores com queda, aumento ou manutenção de preços:






Há muitas outras informações que podem ser obtidas a partir dos dados colocados pelos produtores, para os produtores. Isso é apenas o aperitivo.

Apesar da sensibilidade dos dados – afinal preços de leite são um tema crítico para produtor e indústria – tivemos muito sucesso na iniciativa, chegando a monitorar quase 2 milhões de litros/dia, a partir de cerca de 1.000 produtores. No agregado, mais de 2.300 produtores usaram o MilkPoint Radar nesse período.

Pelo Ranking da Leite Brasil, se fosse um laticínio, o Radar seria o 5º do país. Considerando que Lactalis e Italac, que não reportam os dados, estariam à nossa frente, seríamos o sétimo do país em volume monitorado de leite. Nada mal!

São de fato dados muito bons, considerando que o serviço não teve apoio direto de praticamente nenhum grupo de representação de produtores e que não tivemos investimentos significativos em marketing. Foi na raça mesmo!

Apesar desse crescimento, após refletir bastante, optamos por encerrar o serviço, por razões internas e que não tem nada a ver com “pressão da indústria”, ou algo nessa linha, como alguns apontaram. Nunca tivemos qualquer pressão direta da indústria em relação ao Radar, a ponto de nos desestimular a manter o sistema.

Mas, nossa leitura com a experiência desses quase 2 anos com o serviço é que ainda temos muito a caminhar em transparência e informação de mercado.

Abaixo, alguns dos aspectos que gostaria de comentar e que afetaram sim nossa percepção a respeito da continuidade do sistema:

O Radar derrubou os preços?

Em 2017, especialmente, tivemos grandes desafios, uma vez que, com o mercado em retrocesso, muitos produtores se perguntaram se os dados do Radar estariam contribuindo para a queda de preços. Aproveito aqui para responder a esse questionamento:

a) Desde meados de 2017, os dados parciais, liberados antes do final do mês, só são acessados por produtores de leite ativos no sistema. Não são divulgados no MilkPoint ou em qualquer outra mídia. Os dados finais, consolidados, são divulgados ao mercado apenas após o término do mês e depois da divulgação do dado do Cepea. Não podem, portanto, afetar o mercado! O que derrubou os preços foi o aumento de oferta, o baixo consumo e as importações. Mas, agradeço a percepção por parte de alguns, de que temos um serviço capaz efetivamente de alterar as variáveis de mercado! Agora, quem preferir não ter a informação porque ela não lhe agrada, aí não há muito o que fazer. É como aquela piada sem graça do esposo (a) que pegou o cônjuge no sofá com outro (a) e jogou o sofá fora. Não atuou na causa e não vai resolver o problema...

Os dados estão sendo repassados à indústria?

b) Nenhum dado individual ou compilado foi repassado a qualquer indústria. Mas aqui faço um mea culpa: quando estruturamos o Radar, pensamos e falamos (com um alto grau de ingenuidade, reconheço hoje) que poderíamos trabalhar os dados compilados para clientes corporativos, que poderiam ter um entendimento macro de como está o mercado e como está a sua eficiência na captação de leite. À medida que avançamos com o projeto, fomos percebendo que essa alternativa não seria viável, dada a desconfiança entre os elos existente no mercado de leite. Reconheço nosso erro ao pensar nessa possibilidade e entendo totalmente essa desconfiança, tanto pelo fato de termos a indústria como cliente em outros serviços, como pelo fato de não termos comunicado adequadamente ao mercado esses pontos acima, o que fazemos agora.

Após retirarmos o serviço do ar, um número grande de produtores nos procurou, pedindo para voltarmos com o Radar. Gente que respeito muito disse que deveríamos insistir. Na dúvida, voltamos o Radar, mas sem fazer qualquer comunicação sobre a retomada dos trabalhos. Memo assim, mais de 300 produtores colocaram os dados e optamos assim por oficialmente voltar com o Radar, após muito refletir e ponderar os caminhos que temos para frente, o que resultou nesse MANIFESTO, que coloco abaixo.

MANIFESTO MILKPOINT RADAR

1. O MILKPOINT RADAR É UM SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DE MERCADO PARA PRODUTORES DE LEITE, ALIMENTADO POR PRODUTORES DE LEITE. O QUE O SERVIÇO FAZ É COMPILAR AS INFORMAÇÕES PARA OS PRODUTORES E ORGANIZÁ-LAS DE FORMA A FACILITAR O SEU ENTENDIMENTO A RESPEITO DO MERCADO, AJUDANDO SUA TOMADA DE DECISÃO SOBRE MERCADO.

2. O MILKPOINT RADAR É UM SERVIÇO DE EMPODERAMENTO DOS PRODUTORES, QUE VIA DE REGRA NÃO TEM UMA VISÃO SUFICIENTEMENTE ABRANGENTE DO MERCADO, SOFRENDO COM A ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO.

3. OS DADOS, INDIVIDUAIS OU COMPILADOS, NÃO SERÃO REPASSADOS OU VENDIDOS A QUALQUER LATICÍNIO, SENDO DE POSSE APENAS DOS PRODUTORES PARTICIPANTES. ESTAMOS COMBINADOS?

4. OS PRODUTORES QUE NÃO ESTÃO ATIVOS, ISTO É, QUE NÃO COLOCARAM OS DADOS DE VENDA DE LEITE, NÃO TERÃO ACESSO AS INFORMAÇÕES AGRUPADAS ATUALIZADAS.

5. O MILKPOINT RADAR NÃO DIVULGARÁ DADOS PUBLICAMENTE ANTES DO FECHAMENTO DO MÊS, EVITANDO QUALQUER POSSIBILIDADE DE INTERFERÊNCIA NO MERCADO.

6. O MILKPOINT RADAR É UM SERVIÇO DISPONIBILIZADO PELO MILKPOINT, QUE ARCOU E ARCA COM TODAS AS DESPESAS DE DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO, BEM COMO DE SUA MANUTENÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS. PARA VIABILIZÁ-LO, NO FUTURO, PODEMOS LANÇAR MÃO DE ALGUMA FONTE DE RECEITA, COMO PUBLICIDADE OU PAGAMENTO DIRETO DE MENSALIDADE, FICANDO A CRITÉRIO DOS PRODUTORES PARTICIPAR OU NÃO. POR ENQUANTO, PERMANECERÁ COMO ESTÁ.

7. O MILKPOINT RADAR CONTINUARÁ FAZENDO CHECAGENS A RESPEITO DA QUALIDADE DOS DADOS, VISANDO TER UM SERVIÇO SEMPRE FIEL AO MERCADO.

8. NO CASO DE DADOS INCONSISTENTES DE ALGUM PRODUTOR, O MILKPOINT RADAR PODERÁ INVALIDAR OS DADOS OU SOLICITAR REVISÃO.

9. O MILKPOINT RADAR PRECISA DO APOIO DOS PRODUTORES, PARA: CONVERSAR COM SUA ASSOCIAÇÃO DE RAÇA, SINDICATO, FEDERAÇÃO, CONFEDERAÇÃO, VIZINHO, GRUPOS DE WHATSAPP ETC PARA ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO. SOMENTE COM UM GRANDE NÚMERO DE PRODUTORES PARTICIPANTES TEREMOS CONDIÇÕES DE DESENVOLVER MAIS SERVIÇOS E TER MAIS CONFIABILIDADE EM OUTRAS INFORMAÇÕES QUE, SABEMOS, SÃO DE INTERESSE DOS PRODUTORES. É VOCÊ QUE FARÁ O SERVIÇO CRESCER!

10. TEREMOS SEMPRE UM CANAL ABERTO COM OS PRODUTORES DE LEITE PARA RESPONDER TODAS AS DÚVIDAS. USE O WHATSAPP: (19) 99721-4296 E O EMAIL RADAR@MILKPOINT.COM.BR

Nos próximos meses, teremos várias novidades, como um novo layout e maior facilidade para inserção dos dados.

Nossa visão é que tem muita coisa interessante que pode ser feita a partir do Radar. Esse é um serviço único, para um mercado único como o brasileiro, com forte heterogeneidade e carência de informações. Mas, reforço, o sucesso vai depender de vocês. Se cada produtor participante trouxer 3 novos produtores, em pouco tempo teremos o mais completo serviço de informação de mercado, com dados em tempo real sobre variações de oferta, preços, qualidade e outras informações que podemos estruturar para frente.

O que você vai fazer para tornar isso realidade?