Termômetro de mercado
26/04/2018

Supermercados forçam a negociação e preços no "atacado" patinam

Os preços dos derivados lácteos começaram a patinar no “atacado” (preços de venda da indústria aos canais varejistas), principalmente em função do leite UHT que, depois de subir consideravelmente – a média do levantamento semanal do MilkPoint Mercado saiu de R$ 1,74/litro na primeira semana de janeiro para R$ 2,40/litro na primeira semana de abril (+38% de aumento no período) - recuou 0,05R$/litro nas últimas semanas.
De acordo com a indústria, está forte a briga com os supermercados para repasse de novos aumentos. De fato, pela observação do nosso banco de informações de mercado, verifica-se que os supermercados demoraram bastante a começar a aumentar os preços do UHT nas gôndolas, “represando” os aumentos que vinham sendo passados pela indústria no “atacado”.

Neste cenário, depois de subir 18% desde janeiro de 2018, o Índice MilkPoint Mercado de Preços no Atacado teve seu segundo recuo, com queda de 0,3% na terceira semana de abril. O gráfico abaixo mostra a evolução.

Gráfico 1. Índice MilkPoint Mercado de preços de lácteos no atacado – Base 100: fevereiro/2017


Fonte: MilkPoint Mercado

Apesar disso, não se pode dizer que o mercado “bateu no teto”. As perspectivas de oferta são da safra do sul entrando com volumes mais significativos somente a partir de junho e, com as recentes desvalorizações do real frente ao Dólar, o “colchão” de importações, normalmente utilizado pelo mercado na entressafra do leite, ficou menos interessante. Assim, ainda “há muita água para passar debaixo da ponte”.