Termômetro de mercado
10/05/2018

RMCR se recuperando em 2018

Impulsionado pelo aumento no preço do leite pago ao produtor, em abril, o RMCR (Receita menos custo de ração) fechou em R$ 16,7/vaca/dia, alta de R$ 2,00/vaca/dia em relação ao valor visto em janeiro (+13,6%). Contudo, no acumulado de 2018 (média entre janeiro e abril), o valor ainda é 21,7% inferior ao visto no mesmo momento de 2017. Observe o gráfico 1.

Gráfico 1. Evolução do RMCR – dados deflacionados pelo IGP-DI.

Fonte: MilkPoint Mercado

Nota-se que em 2018 a rentabilidade vem melhorando, em patamares muito próximos aos do primeiro semestre de 2016, principalmente por conta do aumento nos preços ao produtor. Assim, com a produção brasileira e a disponibilidade interna de leite mais fracas em 2018 do que em 2017 (até o momento) e importações se tornando menos competitivas (com o dólar mais elevado e os altos preços internacionais), os preços ao produtor não apresentam tendência de queda (ao menos no curto prazo), o que deve ser favorável ao RMCR nos próximos meses.

Por outro lado, as expectativas mostram que outro importante balizador do RMCR, o milho, será bem mais caro em 2018 do que foi em 2017, como abordado recentemente aqui. Por isso, mesmo com os preços subindo e as margens melhorando momentaneamente, é imprescindível um planejamento ideal para evitar queda nas margens nos próximos meses e aproveitar este momento um pouco mais favorável de preços ao produtor.