Termômetro de mercado
17/05/2018

Suínos e Aves aliviam a demanda de milho e soja

As dificuldades nos mercados de milho e farelo de soja podem ter um contraponto positivo aos produtores de leite, compradores destas commodities; dois dos grandes consumidores desses grãos - “concorrentes” dos produtores de leite - não vêm bem, e devem diminuir sua demanda por soja e milho em 2018: suínos e aves.

Ambos são mercados muito dependentes de exportação, e a situação é complicada quanto à demanda externa, por conta de embargos impostos por grandes clientes. No acumulado entre janeiro e abril de 2018, as exportações de aves estão 6,5% abaixo em relação ao mesmo período de 2017, enquanto a de suínos retraiu em 17,2% no mesmo período.

Assim, o excedente de oferta tem sido colocado no mercado interno, mas com preços em quedas muito fortes. Os gráficos 1 e 2 mostram o enfraquecimento nos preços em 2018.

Gráfico 1. Indicador Cepea do Suíno Vivo em São Paulo – R$/kg (dados deflacionados pelo IGP-DI)

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base nos dados do Cepea

Gráfico 2. Indicador Cepea do Frango Congelado em São Paulo – R$/kg (dados deflacionados pelo IGP-DI)

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base nos dados do Cepea

Dessa forma, as fortes quedas neste ano (sem expectativa de recuperação no curto prazo) vêm desestimulando os produtores destas proteínas, que podem ter sua produção reduzida em 2018, consequentemente demandando menos grãos. Por isso, mesmo com a situação difícil na aquisição de grãos, pode ser que o produtor de leite encontre menos “competição” ao longo deste ano.