Termômetro de mercado
14/08/2018

IBGE: queda na captação trimestral de leite

Os dados referentes à produção de leite no segundo trimestre de 2018, divulgados pelo IBGE de forma preliminar, apresentando dados da captação nacional de leite, indicaram queda de 9% em relação ao primeiro trimestre deste ano. De acordo com a publicação, foram captados 5,47 bilhões de litros de leite entre os meses de abril a junho.
Historicamente, a variação entre o primeiro e o segundo trimestre do ano apresentou queda mínima de 3,6% no ano passado, e teve maior queda no ano de 2016, com quase 10%. A diferença observada em 2018 é a terceira maior nos últimos oito anos, como pode ser observado no gráfico 1.

Gráfico 1. Variação percentual na captação de leite entre o primeiro e o segundo trimestre do ano (2010-2018)

Fonte: IBGE

Em relação ao segundo trimestre do ano passado, a queda foi de 3,2%; considerando a variação entre os trimestres de anos anteriores nos últimos cinco anos, ocorreram quedas somente nos anos de 2015, 2016 e 2018, como apresentado no gráfico 2, e destaca-se no segundo trimestre de 2018 a ocorrência da paralisação dos caminhoneiros, o que pode ter contribuído com a queda observada no período.

Gráfico 2. Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (2013-2018)


Fonte: IBGE

Apesar do efeito da greve (reduzindo, no final de maio, o volume de captação apurado), a dimensão da queda da produção no segundo trimestre em relação ao primeiro (-9%) acabou ficando próxima ao valor histórico apurado – isto indicado que a greve acabou tendo um efeito menor do que o estimado inicialmente. Ao mesmo tempo, a redução de volume de 3,2% em relação ao segundo trimestre do ano passado, ajuda a justificar as fortes subidas de preços ocorridas na cadeia leiteira num primeiro momento, logo depois da greve – como temos relatado aqui em termômetros anteriores, estes preços no “atacado” e no mercado spot já estão retornando aos patamares anteriores à greve.