Termômetro de mercado
10/09/2018

Receita e custos crescem acima da inflação

Após os resultados negativos para preço pago ao produtor em 2017, ano em que se registrou uma variação negativa, enquanto a variação da inflação medida pelo IPCA foi positiva, em 2018 o cenário começa a mudar para a comparação com este índice: até o mês de julho, a variação do preço pago ao produtor em relação ao ano passado está acima da taxa de inflação.

A projeção do mercado, a partir da publicação do Boletim Focus do Banco Central, é de uma taxa de inflação anual de 4,5%, enquanto o crescimento dos preços recebidos pelo produtor está em 5,7%.

Porém, para o ICP (Índice de Custos de Produção, da Embrapa), os resultados mostram outro cenário para o produtor: o índice está em 9,0% no acumulado do mês de julho, registrando valor acima tanto da variação do preço pago ao produtor quanto do IPCA. O gráfico 1 apresenta as variações anuais para os dados analisados.

Gráfico 1. Variação anual do preço nominal pago ao produtor x IPCA e IPC


Fonte: IBGE; CEPEA; Embrapa.
*2018 apresenta dados parciais.

Portanto, ainda que os preços recebidos pelo produtor estejam acima da inflação, o índice de custos subiu entre o ano passado e o período atual de 2018, o que pode sinalizar ao produtor a necessidade de maior cautela nos próximos meses em relação ao planejamento financeiro da propriedade, procurando examinar os custos para obter melhores resultados!