Termômetro de mercado
24/09/2018

Mercado internacional de soja pode impactar a produção leiteira

O mercado de soja, um importante insumo para a fabricação de ração animal, tem demonstrado movimentações que devem deixar o produtor de leite atento!

Recentemente, a China implementou taxas nos grãos de soja importados dos Estados Unidos, em resposta às imposições tarifárias a produtos chineses colocadas em prática pelos EUA.

Essas ações impactam o comércio internacional, com a importância do país americano como exportador do grão (quase metade da produção é exportada); com o produto americano menos interessante para os chineses, a soja brasileira tem observado aumento nas exportações, como indicado no gráfico 1. Além do aumento em relação ao ano passado, a participação da China como país importador também expandiu sua importância, representando 85% do total exportado.

Gráfico 1. Exportações brasileiras de soja

Fonte: Elaborada pelo MilkPoint com base em dados da Secex.

Dessa forma, apesar da queda do preço da saca de soja no mercado americano, frente à expectativa de aumento da oferta com a safra 2018/2019 de até 6,9%, os preços no Brasil têm aumentado. Ressaltando também à desvalorização do real em relação ao dólar, que também tem seu impacto nas altas da soja no Brasil. E associado ao preço da soja em grão, está o farelo de soja, para produção de ração animal, como pode ser observado no gráfico 2. Seguindo as mesmas tendências, uma maior procura pela soja brasileira pode também significar aumentos no preço do farelo, demandando atenção do produtor rural.

Gráfico 2. Evolução dos preços de grão e farelo de soja

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint com base em dados do Cepea e DERAL

Portanto, é interessante para o produtor se atentar às movimentações que ocorrem no comércio internacional, uma vez que impactam os custos de sua produção!