Termômetro de mercado
11/10/2018

Rentabilidade do produtor cai em setembro

A partir dos resultados obtidos no mês de setembro, o RMCR (Receita Menos Custo da Ração) apresentou queda pela primeira vez em 2018, chegando a R$ 22,70 vaca/dia no mês, como indicado no gráfico 1.

Gráfico 1. Análise da evolução histórica vs. 2018


Fonte: CEPEA

O valor está relacionado à queda dos preços recebidos pelo produtor referentes ao leite produzido em agosto e pago em setembro, além do comportamento dos preços da soja e do milho. Como importantes insumos na composição da ração animal, estão impactando negativamente nos resultados do RMCR: a soja está 13,5% mais cara na média de janeiro a setembro de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017, e o milho 23%. A expectativa é que o preço da soja para os próximos meses do ano (de outubro a dezembro) fique 16% acima da média de 2017, e para o milho, o aumento esperado é de 10%.

Mesmo apresentando queda no mês de setembro, o RMCR permanece acima das médias históricas. Porém, com o cenário de safra nos estados do Sudeste e Centro-Oeste nos próximos meses, a oferta pode pressionar os preços recebidos pelo produtor. Portanto, é essencial se manter atualizado com as informações de mercado para melhor se planejar e evitar surpresas!