Termômetro de mercado
30/11/2018

Milho - Cenário segue favorável para 2019

Os contratos futuros da B3 (antiga BMF) seguem mostrando cenário favorável ao produtor de leite quando o assunto são os preços projetados do milho para o início de 2019. Como mostra o gráfico 1, a projeção de preços para o primeiro semestre do ano é de preços 10% menores do que os verificados no primeiro semestre deste ano.

Gráfico 1. Preços efetivos e projetados do milho, base Campinas (R$/sc)

Fonte: Cepea e B3(BMF)

O cenário até o momento indica demanda pelo grão “claudicando” – as exportações brasileiras de frango e suínos caíram, até outubro, 10,8% e 12,7%, respectivamente. Ao mesmo tempo, as exportações de milho grão são menores até agora (queda de quase 46% nos volumes embarcados de janeiro a outubro, em relação ao mesmo período de 2017).

Do lado da produção do grão, o plantio da nova safra de verão aconteceu sem maiores problemas – o que, mais do que garantir maior volume de milho na safra de verão 2018/2019 garante menos problemas na safrinha (que responde por 70% da produção brasileira do cereal) a ser colhida no meio do próximo ano. Como resultado, a Conab projeta crescimento de quase 12% na produção de milho da nova safra, com crescimento de 18% no volume de safrinha!

Fala-se de uma tendência de aumento das exportações brasileiras de milho, o que indica que devemos ficar atentos às movimentações de mercado. Ao mesmo tempo, o cenário é favorável e deve permitir compras do grão a preços competitivos, principalmente àqueles produtores que monitorarem adequadamente o mercado. Menos mal!