Termômetro de mercado
13/12/2018

Captação formal apresenta queda de 0,3% no terceiro trimestre

A Pesquisa Trimestral do Leite divulgada quarta-feira (12) pelo IBGE indicou uma queda de 0,3% na captação formal de leite no Brasil no 3º trimestre de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017.

Quanto à variação anual, foi registrada uma diminuição de 0,2% em relação a 2017, influenciada principalmente pela greve dos caminhoneiros, em maio: no comparativo do mesmo período do ano passado, foi observada uma queda de 9,1% no volume captado.

Mensalmente, no entanto, comparando os dois anos em questão, não há alterações tão significativas quanto as notadas no mês da greve. Como mostra o gráfico 1, o período da paralisação foi artificialmente influenciado pela greve, com impacto de mais de dez pontos percentuais, enquanto que os subsequentes convergiram para a normalidade.

Gráfico 1. Variação mensal da quantidade captada formalmente (mês corrente vs. mês anterior)


Fonte: IBGE (2018).

Os dados coletados pelo MilkPoint Radar apontam tendência similar ao conteúdo divulgado pelo IBGE. No gráfico 2, são apresentados os índices de variação mês a mês para o ano de 2018, demonstrando inclusive o comportamento sazonal da produção ao longo do ano, com queda acentuada no mês de maio.

Gráfico 2. Índice de variação da captação formal em 2018


Fonte: MilkPoint Radar; IBGE (2018).

Dada a sazonalidade da produção, a tendência de comportamento dos índices é de aumento a partir de setembro. Dessa forma, é importante ficar atento aos impactos desta tendência no mercado!