Termômetro de mercado
15/01/2019

Custos de produção acumulam alta de quase 14% no ano

O Índice de Custos de Produção de Leite (ICP Leite) é um instrumento de medição dos preços de insumos utilizados pelo produtor de leite em suas atividades. Os dados da última pesquisa divulgados pela Embrapa gado de Leite – até novembro/2018 – mostraram deflação nos custos (-0,7%) no mês. Os resultados de variação mensal nos custos aparecem no gráfico 1:

Gráfico 1: ICP Leite – variação mensal

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Radar com dados da Embrapa.

A queda registrada no último mês está vinculada à diminuição dos preços de milho e soja (principais componentes do concentrado, com grande impacto sobre o ICP), que reduziram 1,3% e 7,0%, respectivamente.

Estes reajustes de preços, quando vistos durante o ano (gráfico 2), resultam em uma “inflação” na produção de leite em 13,8% (contra 3,75% da economia como um todo em 2018, segundo o IPC, publicado pela Fipe). O aumento nos custos é pressionado pela soja e pelo milho, que são parte significativa do índice e aumentaram 12,9% e 18,2% como mostra o gráfico 2.

Gráfico 2. ICP Leite comparado aos preços acumulados de soja e milho (R$/sc)

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Radar com dados da Embrapa

O que esperar destes preços em 2019? No cenário do dia de hoje (15.01), o dólar, que exerce forte influência sobre os insumos agrícolas, mostra tendência de queda neste primeiro trimestre, com projeções de R$3,73/dólar. Adicionalmente, os preços futuros de soja e milho indicam queda nas cotações futuras, o que pode ajudar na redução dos custos de produção do leite.

Importante: estes cenários futuros que pegamos nas bolsas de valores (B3/BMF ou CBOT) sempre têm de ser relativizados – na verdade, indicam cenários futuros de preços na visão de hoje e, via de regra, estes cenários futuros mudam muito ao longo do tempo (principalmente o cenário futuro de taxa de câmbio) – assim, não podemos nos comprometer com afirmações taxativas tipo “o câmbio estará em X ou Y”.