Termômetro de mercado
17/01/2019

Fique de olho nos preços praticados no mercado!

Os demandantes imediatos do produtor de leite são representados por grandes indústrias transformadoras de matéria prima. Estas transformações dão origem aos produtos da cadeia láctea, que por sua vez são ofertados à demanda final no varejo.

É muito interessante que o produtor fique atento aos preços praticados pelas indústrias, particularmente com relação ao leite UHT e ao leite no mercado Spot. O leite UHT tem grande influência sobre o mercado por suas altas volatilidade e participação na demanda final (cerca de 20% do leite brasileiro é absorvido pelo produto). O Spot (leite cru comercializado entre indústrias), como veremos, segue a mesma tendência, refletindo o que acontece com o preço do UHT.

E o que o produtor tem a ver com isso? O gráfico 1 traz os preços dos produtos comentados acima, relacionados ainda aos preços pagos ao produtor.

Gráfico 1. Série de preços do leite UHT no “atacado”, do leite spot e do leite ao produtor

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com dados próprios e do Cepea.

Correlacionando os preços de UHT e spot, temos o valor impressionante de 0,93, que revela um comportamento muito próximo das duas séries de preços! O preço pago ao produtor reage invariavelmente aos estímulos destes dois mercados, com uma pequena defasagem de tempo (normalmente 1 ou 2 meses depois).

Nesta quinzena, como reação aos movimentos do leite UHT, houve novo aumento nos preços praticados pelo mercado de spot (+R$0,22, considerando a média Brasil) o que deve, em seguida, impactar o preço pago ao produtor. Após consecutivas perdas de margem, o produtor deve agora contemplar uma melhoria de ganhos!