Termômetro de mercado
13/02/2019

Alta de 2,5% na produção no último trimestre de 2018

O IBGE divulgou hoje os dados preliminares que sobre a produção formal de leite no país. O levantamento, divulgado trimestralmente, apresenta tanto o volume de leite adquirido, quanto o industrializado, servindo de boa referência para a estimar a oferta formal de leite produzida nacionalmente e sua variação.

No quarto trimestre de 2018, foi registrado aumento de 7,2% em relação ao terceiro trimestre de 2018 e de 2,5% em relação ao quarto trimestre de 2017. No acumulado do ano, o Brasil manteve a produção basicamente estável em relação ao ano passado, em torno de 24,5 bilhões de litros (pequeno crescimento de cerca de 0,5%). O gráfico 1 mostra a evolução das variações trimestrais dos volumes de leite em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Gráfico 1. Variação da quantidade de leite cru (resfriado ou não) adquirido por laticínios (em bilhões de litros)

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Radar com base nos dados do IBGE

Analisando os dados por regiões do Brasil, destaque para sul e sudeste, que são as regiões nas quais se localizam as maiores indústrias compradoras de leite, com 40% e 38% do volume comprado, respectivamente. Do total, 85% do leite é adquirido por laticínios localizados em seis estados, conforme o gráfico 2.

Gráfico 2. Participação dos principais estados produtores na quantidade total de leite adquirido

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Radar com base nos dados do IBGE

Importante ressaltar a relevância do de São Paulo nestes dados. O estado é responsável por produzir apenas 5,1% do total (menor desempenho entre os acima listados), enquanto que a concentração de indústrias lácteas permite se colocar como o segundo maior comprador de leite entre os grandes estados produtores.