Termômetro de mercado
26/02/2019

Entressafra chegando: preços devem subir!

O preço do leite UHT, monitorado pelo MilkPoint Mercado, se manteve estável na terceira semana de fevereiro, com uma média de preços em R$ 2,25/litro (gráfico 1). Mesmo com pouco volume negociado, foi possível manter o preço graças a menor oferta de leite e ao menor nível de estoques nas indústrias.

Gráfico 1. Leite UHT – preços recebidos pela indústria

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Radar

O aumento de preços entre novembro e janeiro pode ser explicado pela redução da oferta, particularmente observada em importantes regiões leiteiras dos estados de Minas Gerais e Goiás, bastante prejudicadas pela falta de chuvas.

Nos próximos meses, entraremos num período natural de menor produção de leite (gráfico 2), com os estados de Minas Gerais e Goiás reduzindo a oferta, enquanto que os estados do Sul já se aproximam do menor volume produzido no ano.

Gráfico 2. Sazonalidade de captação – principais estados produtores


Fonte: elaborado pelo MilkPoint Radar

Com relação aos preços, a diminuição da quantidade de leite disponível faz com que os valores aumentem, refletindo positivamente nos ganhos do produtor.

É válido salientar, também, que o monitoramento das chuvas na região Sul passa a ser essencial neste momento, principalmente pelo plantio das forrageiras de inverno que darão sustentação ao retorno da produção naquela região, a partir de meados de maio/junho!