Termômetro de mercado
26/03/2019

Para onde vão os preços?

Nessa época do ano é esperada uma menor oferta de leite vinda do campo, que torna a aumentar o volume produzido apenas em meados do mês de junho, com a nova safra no sul do Brasil. A situação atual é propícia, portanto, ao aumento de preços dos produtos lácteos. No entanto, os levantamentos de preços no “atacado” reforçam uma perspectiva diferente.

Os altos preços praticados no início do ano geraram expectativa (até mesmo exagerada) sobre o comportamento do mercado num momento em que os preços naturalmente são maiores (como agora, por exemplo). Os preços praticados pelo UHT, porém, mantêm uma estabilidade, segundo levantamentos recentes do MilkPoint Mercado (gráfico 1).

Gráfico 1. Leite UHT - Preços recebidos pela indústria (R$/litro)

Fonte: MilkPoint Mercado*
*Preço do mês de março – média de 1 a 22/03.

O leite UHT é importante balizador de mercado, por ser um produto de grande volume comercializado, fazendo com que seu comportamento tenha reflexos diretos no preço pago ao produtor e no leite spot. Os dois primeiros meses do trimestre foram positivos para o produtor, com preços mais altos que os do ano passado. A demanda por produtos lácteos, entretanto, não vem correspondendo, dificultando negociações mais volumosas no varejo – o que explica a resistência ao aumento de preços no mês de março.

Assim sendo, a menor oferta de leite “criou ambiente” para que os preços subam, mas a demanda precisa ser mais consistente para que os preços voltem a subir como o esperado no início do ano!