Termômetro de mercado
09/04/2019

Importações são menores em março!

Depois de 2 meses de volumes crescentes, no mês de março as importações caíram aproximadamente 36,8% em relação a fevereiro. No primeiro trimestre houve aumento das importações como um todo (+52%), principalmente pelo grande volume importado nos dois primeiros meses do ano, conforme ilustra o gráfico 2.

Gráfico 1. Importações em equivalente-leite

Fonte: MilkPoint Mercado

Os principais países dos quais o Brasil importa são Argentina e o Uruguai, respectivamente. Em janeiro e fevereiro, a produção de ambos os países demonstrou queda com relação ao ano passado, conforme ilustra os gráficos a seguir.

Gráfico 2. Captação de leite na Argentina

Fonte: MilkPoint Mercado

Gráfico 3. Captação de leite no Uruguai

Fonte: MilkPoint Mercado

Nesses dois países, os produtores não estão com bons incentivos para a produção atualmente. A desvalorização cambial (que é a diminuição do valor da moeda nacional em relação ao dólar) fez com que o produtor tivesse menor receita com o leite, ao mesmo tempo que os insumos para a produção estão mais caros. As menores receitas e os maiores custos vêm, portanto, desestimulando a produção até o momento. Para o produtor brasileiro esta é uma boa perspectiva, pois uruguaios e argentinos tendem a ter menos excedente de leite para vender ao nosso mercado!