Termômetro de mercado
23/04/2019

E a demanda? Como vai?

Temos reforçado aqui no MilkPoint Radar que há este ano, no mercado brasileiro, uma preocupação em torno do desempenho da demanda por produtos lácteos. O início deste ano não é animador quando analisamos o consumo no país, e é necessária atenção sobre os números do mercado e dados concretos, para que você, produtor, não acabe sendo iludido por falsas expectativas.

O otimismo do início deste ano ainda não foi traduzido em confiança do consumidor. Os dados do gráfico 1 mostram a variação do volume de vendas do primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018.

Gráfico 1. Variação volume de venda - Primeiro bimestre 2019 vs 2018

Fonte: Kantar. Elaborado pelo MilkPoint Mercado.

Os resultados acima levam a algumas considerações. Tratando de “alimentos”, a redução no volume vendido pelos canais varejistas (mercados, supermercados, “atacarejos”, etc), reflete uma efetiva diminuição de renda da população. Levando em conta que os alimentos são os últimos itens a serem “cortados” da lista de compras, o resultado é preocupante.

Como provável relação com este cenário, a taxa de desemprego voltou a crescer nos últimos meses (gráfico 2) – consequentemente impactando na renda do consumidor final.

Gráfico 2. Taxa de desemprego no Brasil (%)

Fonte: PNAD. Elaborado pelo MilkPoint Mercado.

Os preços negociados pelo leite no início do ano, sustentados pela especulação do mercado, necessitam do respaldo na demanda para se manterem. Conforme observado aqui, o desempenho do consumo tem “segurado” o mercado. Por isso, reiteramos aos produtores o cuidado que deve ser tomado neste momento instável de mercado e a necessidade de observar, com frequência, as tendências apontadas aqui no MilkPoint Radar!