Termômetro de mercado
15/05/2019

Planejamento na fazenda: é possível!

O planejamento financeiro da fazenda leiteira é uma dúvida de muitos produtores. Como planejar? Qual o preço ideal para ter lucro? Realmente, não é uma tarefa simples gerir uma fazenda que seja financeiramente viável com tantas oscilações de preço e variáveis que independem do controle dos produtores (como fatores climáticos, preços de insumos, etc.). Entretanto, há algumas medidas simples de serem adotadas, que podem ajudar os produtores a terem uma melhor administração e aumentar o lucro da fazenda!

Em primeiro lugar, é muito importante ter como referência de preços uma série de valores mais extensa (por exemplo, 12 meses). A média de preços obtidos durante um ano é um comparativo muito mais seguro que a variação em relação ao mês anterior. Tomemos como exemplo o gráfico 1, com uma série de preço pago ao produtor.
  
Gráfico 1.
Preço bruto deflacionado pago ao produtor (média Brasil)

Fonte: Cepea

A comparação dos preços de vários meses (pelo menos 12 meses) ajuda o produtor a entender e se antecipar de questões como a sazonalidade. Nos meses em que os preços estão maiores que a média, é altamente aconselhável que o produtor poupe este “ganho a mais” para compensar os meses em que os preços ficam a baixo da média. No longo prazo, é uma forma básica de assegurar a estabilidade financeira da fazenda. Fazendo desta forma é possível prever o fluxo de caixa da fazenda e possíveis momentos de caixa “negativo”, antecipando ações e/ou carregando excedentes das épocas de preços mais elevados.

Outra medida interessante e simples de ser adotada diz respeito à composição do rebanho. Todos os animais criados geram custos, mas apenas as vacas em lactação geram receita (a não ser, é claro, em casos de venda). Ou seja, há uma fonte de receita para várias fontes de gastos. Por isso, para que haja um equilíbrio entre receita e custos de produção, especialistas indicam: as vacas em lactação devem representar, pelo menos, 50% do rebanho de sua fazenda.

Em todos os casos, salientamos a importância da organização para uma boa gestão da fazenda. Por isso, o MilkPoint Radar é uma ferramenta extremamente útil aos produtores, proporcionando um lugar seguro e de fácil acesso para registrar as informações da produção leiteira e o histórico de suas informações!