Termômetro de mercado
28/05/2019

Atraso na safra de grãos norte-americana mexe com os preços brasileiros!

No mercado internacional de grãos, a atenção está voltada à safra dos Estado Unidos - com o plantio atrasado graças a um grande volume de chuvas nas regiões dos belts (cinturões) de soja e milho. Para a cultura de soja, a área plantada até o momento representa apenas 62% da média das últimas cinco safras, e em algumas regiões, já é necessário o replantio. No caso do milho, plantio atingiu 64% do total (no ano passado este número, nesta mesma época, era de 92% da área total já plantada). Este cenário já impacta as negociações futuras do mercado nacional, como mostra o gráfico 1, que apresenta os preços físicos e futuros do milho aqui no Brasil.

Gráfico 1. Preços de milho (R$/sc) – Campinas

Fonte: Cepea e B3

Com a perspectiva de menores volumes nos Estados Unidos, os compradores já buscam alternativas, entre elas o Brasil, já com impactos nos nossos preços. Com uma demanda mais forte – “puxada” por mais compradores – juntamente com o câmbio bastante desvalorizado, as exportações tendem a aumentar, assim como o preço da soja e do milho.
Ainda que os preços aparentemente permaneçam em níveis menores que os do ano passado, ao que tudo indica, o cenário requer bastante atenção do produtor de leite aos preços dos dois grãos, de forma a tentar minimizar o impacto deste cenário em seus custos.