Termômetro de mercado
31/07/2019

A Economia e o mercado de lácteos: tudo a ver!

O Banco Central publicou na última segunda-feira (29/07) o relatório Focus, que traz semanalmente projeções econômicas de diferentes indicadores, levando em consideração as expectativas de agentes financeiros atuantes no mercado brasileiro. Desde o início do ano, o boletim, que mostrou queda na projeção do crescimento do PIB para 2019 por 20 semanas consecutivas (como mostra o gráfico 1), divulgou na semana do dia 19/07 a primeira tendência de estabilidade (0,82% de crescimento em relação ao PIB de 2018).

Gráfico 1. Projeção de crescimento do PIB em 2019 (%)


Alguns sinais positivos no ambiente econômico trazem esta pequena melhoria no “humor” do mercado:

- A maior possibilidade de sucesso na proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo ao Congresso, que, se aprovada, tende a resultar em possível melhoria da atividade econômica (no médio e longo prazos) e, como consequência, um início de recuperação da demanda, inclusive de produtos lácteos.

- Sinalização de liberação de parte dos recursos do FGTS: esta injeção de recursos no mercado pode fazer aquecer a atividade econômica no curto prazo.

- Criação de novas vagas de emprego: foram mais que 400 mil no primeiro semestre deste ano, o melhor dos últimos 5 anos neste indicador (criação de empregos).

Olhando o mercado lácteo, o leite UHT vem apresentando valorização em seu preço médio negociado desde o início de julho. Além de questões econômicas, outro fator que influenciou esse aumento de preço foi o alívio nos estoques de UHT, tendo sido o leite fresco mais direcionado para a produção de outros derivados lácteos (principalmente leite em pó). Essa queda na produção do leite UHT resultou em um aumento acumulado em julho de 14 centavos no preço pago para a indústria pelos canais varejistas, como mostra o gráfico 2.

Gráfico 2. Preço leite UHT (R$/Litro) recebido pela indústria



Apesar das mudanças que vêm ocorrendo nas últimas semanas e de a economia brasileira apresentar possíveis sinais de recuperação, o cenário do mercado lácteo ainda é de cautela. Ainda assim, diante da situação que estamos vivendo, qualquer alívio tanto na economia quanto na cadeia láctea, já é uma boa notícia!