Termômetro de mercado
27/08/2019

Fique de olho nos preços ao consumidor!

O leite UHT subiu forte no “atacado” (preços de venda da indústria ao varejo) em julho e agosto, gerando aumento no leite spot e expectativa de reversão da queda de preços ao produtor que vinha sendo sinalizada pelos laticínios.

Porém, os preços do derivado nas gôndolas dos supermercados ainda não estão seguindo a tendência do atacado... Nos últimos dois meses, os valores pagos pelo consumidor final apresentaram até mesmo uma leve queda, como mostra o gráfico 1.

Gráfico 1. Preços reais do UHT no varejo - ano x ano - FIPE

Fonte: MilkPoint Mercado

De fato, como podemos verificar no gráfico, os preços do UHT começaram o ano em níveis mais altos que no ano passado, mas, a partir de abril, os valores têm “andado de lado” -possivelmente em função da situação econômica do país, das dificuldades com consumo e com o repasse de preços ao comprador final.

É claro que o produtor de leite deve animar-se com esta nova perspectiva de mercado que os aumentos de preços de UHT no atacado trouxeram ao mercado, mas, ao mesmo tempo, deve ficar de olho com o que acontece com o varejo e o consumo do produto. Como diria o velho ditado, “um olho no peixe, outro no gato! ”