Termômetro de mercado
13/11/2019

Atenção aos fatores que influenciam seu preço!

Tradicionalmente conhecido como produto lácteo que mais influencia os preços do leite ao produtor, o leite UHT tem deixado este lugar de destaque, que tem sido ocupado, no passado recente, pelo queijo muçarela e, principalmente, pelo leite em pó industrial (vendido pelos laticínios a outras indústrias que o utilizarão na elaboração de outros produtos, como chocolates, biscoitos, sorvetes e etc.)

O gráfico 1 mostra a correlação entre o preço do leite ao produtor e os preços do leite em pó integral industrial, levantados semanalmente pela equipe do MilkPoint Mercado.

Gráfico 1. Preço do leite ao produtor vs leite em pó integral industrial no atacado

Fonte: MilkPoint Mercado

A correlação é de 80%, isto é, a variação dos preços ao produtor é explicada em 80% pela variação dos preços do leite em pó integral industrial, com 1 (um) mês de defasagem entre um preço e outro (o leite em pó deste mês vai influenciar o preço ao produtor no mês que vem).

O queijo muçarela (Gráfico 2) também tem bastante relação com os preços ao produtor (correlação de 75%) e o leite UHT uma correlação um pouco menor (de 68%).

Gráfico 2. Preço do leite ao produtor vs muçarela no atacado

Fonte: MilkPoint Mercado


Importante que o produtor de leite tenha esta percepção sobre o que está influenciando seu preço e quais as perspectivas futuras destes mercados.

Neste momento, por exemplo, os preços do UHT no atacado estão estáveis, com tendência de leve queda, enquanto que os preços do queijo muçarela sobem forte (na ultima semana, saíram de média de R$ 16,90/kg para o patamar de R$17,70/kg).

Fique atento a estes movimentos de mercado e continue participando do MilkPoint Radar!