Termômetro de mercado
29/01/2020

Como o Coronavírus pode impactar o mercado lácteo brasileiro?

O mercado global está em estado de alerta devido ao coronavírus, vírus identificado na China responsável por infectar milhares de pessoas e por causar mais de 80 mortes nos últimos dias.
O rápido avanço desse vírus, fez com que o governo chinês estendesse o feriado do Ano Novo Lunar, mantendo centros de compras e entretenimento fechados, afetando a economia chinesa, que é a segunda maior do mundo.

O cenário preocupante impactou o mercado financeiro mundial, que despencou na manhã do dia 27 de janeiro de 2020.
O petróleo perdeu mais de 3% na Bolsa de Nova York e Londres. Ao mesmo tempo, em momentos de aversão a risco, investidores tendem a vender ações e comprar ativos mais seguros, como ouro e dólar, o que já impactou na cotação da moeda americana aqui no nosso mercado.

Há dois possíveis impactos para você produtor de leite:

• Como a China importa muito milho e muta soja, qualquer comprometimento de seu consumo impacta o mercado mundial destes cereais – de fato, já se verificou redução na cotação das commodities agrícolas na bolsa de Chicago. Este efeito pode trazer redução dos preços destes para você produtor, reduzindo sua pressão de aumento de custos.

• Por outro lado, sendo a China grande importadora de lácteos, uma eventual redução no consumo chinês pode impactar o mercado internacional, podendo trazer queda de preços. Neste sentido, as importações poderiam ficar mais competitivas aqui no mercado brasileiro, uma perspectiva não positiva para o produtor de leite.