Termômetro de mercado
27/02/2017

Volume vs. rentabilidade do leite: O efeito das bonificações por volume (Parte II)

Além do efeito de economias de escala (e maior diluição dos custos fixos de produção), o volume diário de produção beneficia a rentabilidade do leite por outro lado: o preço!

Tomando os dados da mesma amostra de 305 produtores no Rio Grande do Sul, monitorada e atendida pelaTranspondo (www.transpondo.com.br) Verificamos, no gráfico 1, o efeito de rentabilidade (no eixo horitontal) em função do preço recebido (no eixo vertical).

Gráfico 1.
Resultado da atividade leiteira vs. Preço por litro de leite.
Evolução da RMCR

Fonte: elaborado por MilkPoint Inteligência a partir de dados da Transpondo (www.transpondo.com.br)

A conclusão para estes 305 produtores, é de que quanto maior o preço, maior a rentabilidade da atividade. Como sabemos, por observações de dados aqui mesmo do MilkPoint Radar, é comum no mercado a prática de bonificações de preços por volume na precificação de leite ao produtor. Assim, o aumento da produção traz 2 benefícios: redução de custos pelas economias de escala e melhoria dos preços, em função das práticas do mercado brasileiro