Termômetro de mercado
17/03/2017

E as importações não caíram...

As importações de lácteos no início deste ano se mostram bem superiores ao observado no mesmo período do ano passado. O volume adquirido em fevereiro foi de 132,3 milhões de litros em equivalente-leite, valor 138% superior a fevereiro de 2016, conforme demonstrado no gráfico 1.


Gráfico 1. Importações de lácteos em equivalente-leite
Evolução da RMCR

Fonte: MDIC

A produção dos principais fornecedores de leite do País, Argentina e Uruguai, está em queda nos últimos meses, principalmente devido a fatores climáticos. Desta forma, esperava-se uma diminuição mais significativa no volume de importação no início deste ano. Contudo, grande parte do montante importado neste dois primeiros meses de 2017, refere-se a negociações de contratos de importação ocorridas ainda no ano passado.

Entretanto, não podemos afirmar de fato que a queda na oferta dos países do Mercosul irá resultar na diminuição dos níveis de importação. Isso porque os preços do leilão GDT apresentaram queda este mês (leite em pó cerca de US$2.782) e a taxa de câmbio ainda não aumentou a ponto de diminuir a competitividade de produtos importados no Brasil.