Termômetro de mercado
17/04/2017

Bons volumes de leite do sul do país

A safra de leite no sul do país, que normalmente começa a partir da segunda quinzena de maio, indica, neste ano, que a produção deve vir “cheia”, com bons volumes de leite, contribuindo com um aumento na oferta de leite no país.

Além da perspectiva satisfatória de entrada na safra na região Sul, os preços dos concentrados seguem mais baixos que no ano passado. No início de Abril, dados da EMATER/RS indicam preços de R$21,21 para a saca de 60 kg do milho e R$56,65 para a saca de soja valores 47% e 23% inferiores ao mesmo período de 2016, respectivamente (gráfico 1).

Gráfico 1. Preços da saca de 60 kg de milho e soja
Preços da saca de 60 kg de milho e soja
Fonte: EMATER/RS – dados deflacionados pelo IGP-DI

O último relatório da Conab, divulgado 11/04, também revela estimativas positivas para a safra dos grãos. Estima-se um aumento produção de milho (de primeira e segunda safra) de cerca de 37,5%. Quanto a produção de soja, espera-se uma alta de 15,4% neste ano.

Além disso, as condições climáticas devem contribuir para o aumento de produção na região Sul. A previsão meteorológica realizada pelo Inmet mostra que, nos meses de Abril, Maio e Junho, tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina, a faixa de chuvas deve permanecer em seu nível normal ou acima do esperado. Já para o Paraná, a faixa de chuvas deve estar abaixo ou dentro do esperado e, mesmo assim, as condições hídricas são favoráveis para o desenvolvimento das culturas.