Comunidade Radar
15/01/2018

O mercado está ruim? O MilkPoint Radar pode te ajudar!

Temos verificado bastante desânimo entre os produtores, claramente em função das baixas de preços desde meados do ano passado e do aumento dos custos de produção.

É neste momento que ferramentas de informação, como o MilkPoint Radar, são importantes para verificar melhores oportunidades de mercado para o seu leite.

Observe no gráfico abaixo as informações de um grupo de produtores que vende seu leite na mesma região.

Gráfico. Preços líquidos recebidos pelo leite e volume de leite vendido – produção de novembro/2017 paga em dezembro/2017.



Fonte: MilkPoint Radar

No gráfico, o eixo horizontal apresenta o preço líquido recebido em dezembro (pelo leite fornecido em novembro) e o eixo vertical representa o volume de leite diário fornecido.

Tomamos 3 produtores para mostrar a utilidade de inserir informações e utilizar o MilkPoint Radar como ferramenta de gestão da venda de seu leite. Destacamos, no grupo de oito produtores da mesma região que aparece no gráfico (cada bola no gráfico representa 1 produtor) três produtores: em novembro/2017, o produtor marcado em amarelo forneceu 503 litros diários, o produtor marcado em cinza vendeu 512 litros/dia e o produtor marcado em verde vendeu 591 litros/dia (nos três casos, portanto, volumes bastante semelhantes).

No entanto, o produtor “amarelo” recebeu R$ 0,95/litro de leite, o produtor “cinza” (quase com o mesmo volume diário!) recebeu 1,182/litro (23 Centavos/litro a mais!) e o produtor “verde” recebeu R$ 1,28/litro – a diferença de 33 Centavos/litro de leite. Entre os três, diferentes significativas de preços para volumes diários semelhantes (ou seja, a bonificação por volume não explica esta diferença de preço!).

A qualidade do leite (informação que também pode ser verificada, para cada produtor do gráfico, no MilkPoint Radar sem, no entanto, identificar quem é o produtor) explica parte desta diferença de preços – por exemplo, o produtor “amarelo” teve, no mês, CCS média de 730 mil/mL, enquanto que a CCS média do produtor “verde” foi de 170 miL/ml e de 445 mil/mL para o produtor “cinza”.

A outra parte da diferença certamente vem da negociação de preço com o laticínio comprador. Os dois produtores analisados vendem seu leite para laticínios diferentes e que atuam na mesma região!

Estas são informações reais para o pagamento do mês de dezembro/2017 e mostram quão útil pode ser a participação no MiilkPoint Radar, principalmente num momento tão difícil de mercado quanto o que passamos.

Quer participar do MilkPoint Radar? A participação á GRATUITA – basta “baixar” o aplicativo do MilkPoint Radar no seu smartphone, fazer um cadastro (bastante simples!) e começar a colocar suas informações no sistema. Também é possível participar via web site (www.milkpointradar.com.br), fazendo o cadastro e inserindo as informações.

Importante: as informações por produtor são mantidas absolutamente confidenciais (não são identificados os produtores participantes)!