Comunidade Radar
16/03/2017

MilkPoint Radar lança duas novidades!

Pensando em facilitar o acesso às informações e a análise dos relatórios disponíveis, o MilkPoint Radar aumentou suas funcionalidades e lançou hoje duas novidades!

A primeira delas é que foi lançado hoje um novo relatório no sistema! Trata-se do gráfico de tendência de variação dos preços. Dessa maneira, o participante poderá acompanhar o cenário de preços predominante no mercado (se maior queda, estabilidade ou aumento de preços) e, dessa forma, será possível analisar se sua situação está condizente com o mercado.

Evolução da RMCR

Além disso, a partir de agora, os participantes podem acessar os dados de preço, volume e qualidade tanto em sua média simples quanto os dados ponderados pelo volume!

Evolução da RMCR
E qual é a diferença entre os dois tipos de indicadores?

A média simples não leva em consideração o volume dos produtores e, como o próprio nome diz, é uma média simples de todos os dados obtidos, ou seja, é a soma dos preços da amostra divididos pelo número de dados obtidos. Já a média ponderada leva em consideração o volume dos produtores, ou seja, o resultado seria o somatório de cada preço vezes o volume, dividido pelo pelo volume total da amostra.

Podemos dizer então que a média simples mede o preço médio recebido por produtor, enquanto a média ponderada mede o preço médio de cada litro de leite considerado em nossa amostra de dados.

Para exemplificar, consideramos dois produtores, o A, com produção de 300 litros por mês e preço de R$ 1,10/litro, e o B, com oferta de 15.000 litros mensais e R$ 1,60. A média simples, neste caso, seria, (1,1+1,60)/2 = R$ 1,35 e, a média ponderada, (300 x 1,1 + 15.000 x 1,6)/ 15.300 = R$ 1,59.

É importante lembrar que o resumo dos resultados, tanto em média simples quando em médias ponderadas, assim como o gráfico de tendência de variação dos preços, já estão disponíveis tanto no website quanto nos aplicaitvos para celulares, para todas as mesorregiões, estados e para o País como um todo. Os dados estão presentes, inclusive, nos resultados consolidados de meses anteriores. Para visualizá-lo basta que o usuário tenha inserido as informações referentes ao leite vendido no mês que deseja analisar.